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Por que as mitocôndrias são importantes?











As mitocôndrias são organelas que estão presentes em todas as células do corpo, exceto nos glóbulos vermelhos. Provavelmente todos que leram isso aprenderam sobre esses carinhas na biologia do ensino médio, onde foram descritos como "os pacotes de energia das células".

Cerca de 20% do nosso peso corporal é mitocôndria. Isso se traduz em cerca de 250 quatrilhões dessas organelas. Existem 37,2 trilhões de células corporais com uma média de 1 a 2.000 mitocôndrias por célula. Cada esperma tem cerca de 16 mitocôndrias e os oócitos têm 100.000 (o que mostra onde está o poder).

A teoria aceita é que as mitocôndrias já foram células bacterianas que criaram uma relação comensal com células eucarióticas e deram às células eucarióticas a energia para se tornarem multicelulares. Os eucariotos deram às mitocôndrias mais maquinaria e estrutura. Trabalhando juntos, os organismos multicelulares foram capazes de evoluir.


Quais são as manifestações de saúde mental da função mitocondrial?

Eu me interessei por mitocôndrias alguns anos atrás, pois havia notado que uma certa porcentagem de pacientes com depressão era bastante resistente ao tratamento. Eles pareciam realmente piorar com medicamentos psiquiátricos convencionais. Esses pacientes frequentemente se queixavam de exaustão física, grande dificuldade com exercícios, dores de cabeça, nevoeiro cerebral e sensibilidade a ruídos e luzes. O mais perturbador é que esses pacientes me diziam que seus médicos haviam dito que seus sentimentos estavam "tudo na cabeça" e apenas uma parte da depressão. Interessado em procurar a causa subjacente, comecei a ler pesquisas sugerindo que a disfunção mitocondrial poderia desempenhar um papel na saúde mental.

Encontrei evidências muito fortes demonstrando que muitas condições de saúde mental, incluindo transtorno bipolar, psicose depressiva, desafios de personalidade, TOC, ansiedade, autismo e até demência, podem ter raízes na disfunção mitocondrial [1 ] . Isso faz sentido, pois o trabalho principal da mitocôndria é produzir quantidades muito maiores de ATP (36 moléculas para ser exato) a partir de uma molécula de glicose usando o ciclo de Krebs das células para realizar a fosforilação oxidativa. Isso contrasta com as insignificantes 2 moléculas de ATP que nossas células poderiam produzir por meio da via glicolítica, que não usa a ajuda mitocondrial.

Os neurônios têm um número maior de mitocôndrias por célula do que a maioria das outras células, por isso não é de admirar que o cérebro e o humor sejam muito afetados por uma função mitocondrial atenuada. Como exemplo, foi demonstrado que há uma grande diminuição na produção de ATP e muitas deleções de DNA mitocondrial aumentadas na depressão maior [2] [3] . Além disso, o sequestro de cálcio alterado na mitocôndria parece desempenhar um papel nas alterações mitocondriais funcionais que afetam a fisiopatologia da ansiedade [4] .


Como a função mitocondrial pode ficar comprometida?

Vários problemas afetarão a função mitocondrial: estresse, hiperglicemia, disinsulinemia, inflamação, toxicidade de ferro e metais e peroxidação lipídica. Outro jogador importante é o estresse. Esses problemas se combinam para aumentar o dano ao DNA mitocondrial, alterando a capacidade das mitocôndrias de formar os antiportadores adequados e as bombas de íons necessárias para criar gradientes de concentração para manter a produção de energia. Uma vez que a produção de energia cessa, esses gradientes começam a desmoronar. Como uma represa com vazamento, íons, minerais e moléculas inflamatórias começam a se mover para partes da mitocôndria, bloqueando as obras e estimulando o inchaço mitocondrial. À medida que isso ocorre, toda a célula começa a 'explodir' com reações inflamatórias. As vitaminas do complexo B e o NADH são consumidos na tentativa de manter intactas as estruturas do DNA, contribuindo para uma maior destruição mitocondrial. Como as mitocôndrias são destruídas em um ritmo mais rápido do que podem curar, a célula corre o risco de apoptose. À medida que mais células morrem, mais inflamação ocorre, mantendo a espiral descendente de destruição.


Quais são algumas maneiras de testar as mitocôndrias?


O teste de hormônio e neurotransmissor também pode ser uma chave para entender quais neurotransmissores precisam de suporte enquanto trabalham na disfunção mitocondrial subjacente.

Se você é um profissional interessado em examinar mais detalhadamente as mitocôndrias, infelizmente não há um teste para verificar isso. No entanto, se o seu paciente apresentar as preocupações acima, você pode medir carnitina sérica, níveis de ferro, CoQ10, ácido lático e pirúvico, glutationa, níveis hormonais, zinco, insulina, gene MTHFR e vitamina D. Você pode querer olhar para o teste de ácido orgânico, problemas de forma e sobrecarga de oxalato. Os perfis de ATP também são realizados em pesquisas médicas. As biópsias musculares são o padrão-ouro para confirmar certos tipos de problemas mitocondriais.

Também gosto de examinar os testes de estresse adrenal para testar a função do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal. O teste de metais pesados ​​pode procurar toxinas, enquanto o teste de urina seca e saliva pode ajudar a verificar as razões de um sistema de estresse desequilibrado que leva ao excesso de catecolaminas que danificam as mitocôndrias. O teste de hormônio e neurotransmissor também pode ser uma chave para entender quais neurotransmissores precisam de suporte enquanto trabalham na disfunção mitocondrial subjacente.


Como ajudar a reparar as mitocôndrias

Embora não exista um tratamento para curar a disfunção mitocondrial, aprendi que o corpo normalmente sabe como curar. Quando receber os suportes certos, ele se moverá na direção certa. Nesse espírito, recomendo fortemente um plano abrangente de 5 etapas, projetado para abordar as questões multifatoriais contribuintes:


1 – Sono: obter 8 horas por noite, com consistência e ir para a cama antes das 23h. Se o paciente tiver insônia, isso precisa ser tratado. O sono é quando as mitocôndrias se limpam e se reconstroem, e o cérebro se desinflama. Não há substituto para o sono.


2 – Exercício: se o paciente está cansado, o exercício deve ser suave. Mover o corpo é importante para a desintoxicação, limpeza da inflamação e catalisação da biogênese mitocondrial [5] .


3 – Dieta saudável: comer uma dieta de construção de mitocôndrias, incluindo alimentos integrais, com bastante proteína saudável, vegetais e óleos saudáveis, fornecerá os nutrientes e moléculas anti-inflamatórias necessárias para as mitocôndrias limparem, reequilibrarem e reconstruirem. Evite alimentos açucarados, carboidratos simples, frituras e gorduras em excesso, bem como alimentos processados ​​e alimentos com corantes e conservantes. Se eu não conheço as sensibilidades de um paciente e quero iniciar um plano alimentar geral, acho que a Dieta Mediterrânea geralmente é o melhor lugar para começar, e incluo chá verde, frutas vermelhas e maçãs, pois eles têm fitonutrientes construtores de mitocôndrias.


4 – Trabalho de relaxamento: minimizar a carga simpática diminuirá a produção de catecolaminas e sinalizará o corpo para se reconstruir. Meditação, ioga, acupuntura e massagem são escolhas maravilhosas. A psicoterapia e a terapia cognitivo-comportamental (TCC) podem ser necessárias se a ansiedade e o estresse forem promovidos por pensamentos.


5 – Evitando toxinas: verificando a toxicidade do mofo, oxalatos, exposições a metais e qualquer outra exposição química que possa estar presente na casa ou no ambiente de trabalho. Além disso, para algumas pessoas que têm uma tendência genética de não quebrar as toxinas de forma eficaz devido aos SNPs genéticos do citocromo P450 do fígado, até mesmo exposições domésticas comuns de tapetes, produtos de limpeza, perfumes, xampus, loções e alimentos inorgânicos podem ser suficientes para comprometer sua função mitocondrial. .


6 – Suplementação : existem alguns suplementos que podem apoiar direta e indiretamente a saúde mitocondrial. Por exemplo, os complexos B ajudarão a funcionar o ciclo de Krebs, e o óleo de peixe demonstrou apoiar positivamente a dinâmica mitocondrial [6] . Alimentos e suplementos que auxiliam na desintoxicação hepática fase I e II podem ajudar quando há um forte quadro de toxicidade. E os suportes mitocondriais diretos podem incluir carnitina, ácido lipóico e nicotinamida. Costumo prescrever N-acetilcisteína (NAC), pois estimula a fosforilação oxidativa, a integridade da membrana mitocondrial e a homeostase do meio mitocondrial. Esses suplementos são apenas uma lista parcial, pois existem muitos outros suplementos baseados em evidências que eu poderia usar, dependendo das particularidades do caso de um paciente.

Também recomendarei o Hypericum (erva de São João) para a depressão relacionada às mitocôndrias. Além de ser a erva mais bem estudada e reconhecida como um tratamento legítimo para depressão leve a moderada, pesquisas sugerem que ela pode ajudar a regenerar as mitocôndrias neuronais [7] .


Conclusão

Para transtornos de saúde mental, não há uma resposta. Usar uma abordagem multifatorial individualizada pode ter os melhores resultados. Sinta-se à vontade para consultar meu livro sobre o assunto para obter mais detalhes sobre como criar um plano para seu paciente [8] .

Hipócrates recomendava alimentos saudáveis, luz solar, exercícios e ervas como a erva de São João. Embora isso tenha ocorrido há 2.500 anos e as mitocôndrias não tenham sido descobertas naquela época, acho que o pai da medicina tinha um plano bastante sólido para a disfunção mitocondrial. Uma vez que os médicos de hoje têm uma grande quantidade de novas informações sobre doenças psiquiátricas, podemos nos basear no plano de Hipócrates para ajudar nossos pacientes com doenças mentais.


Recursos Relacionados

  • Blog: Neurotransmissores, humor e percepção do estresse

  • Folha de Dados do Provedor: Teste de Neurotransmissores

  • Site: Neurotransmissores


Referências

[1] Scaglia,F. O papel da disfunção mitocondrial na doença psiquiátrica. Dev Disabil Res Rev 2010;16:136 143.

[2] Gardner A, e outros. Gardner respo A, et al. CNS Spectr. 2008;13:805-14 CNS Spectr. 2008;13:805-14. [3] Rezin et al. A administração aguda de cetamina reverte a inibição da cadeia respiratória mitocondrial induzida pelo estresse crônico leve. Brain Res Bull. 2009;79:418-21. [4] Schweitzer N. Pegging patologia na disfunção mitocondrial. Cientista. 2004;18:28. [5] Lumini JA et al. Efeitos benéficos do exercício na função mitocondrial muscular no diabetes mellitus. Medicina Esportiva. 2008;38(9):735-50. [6] Sun R. A suplementação dietética com óleo de peixe altera os níveis de expressão de proteínas que governam a dinâmica mitocondrial e previne a disfunção endotelial induzida por dieta rica em gordura. Br J Nutr. 2014 jul;112(2):145-53. [7] Wang et ai. A hiperforina promove a função mitocondrial e o desenvolvimento de oligodendrócitos. J Neurochem 2011. Nov.119(3):555-68. [8] Bongiorno PB. Soluções holísticas para ansiedade e depressão: combinando remédios naturais com cuidados convencionais, um guia para terapeutas. WW Norton, Nova York (março de 2015): 244-261.

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